Embora as evoluções mercadológicas dos últimos anos tenham propiciado o surgimento de novas oportunidades de negócio, elas também aceleraram o cotidiano das empresas.
E, nesse contexto, interromper o trabalho para realizar reparos nos equipamentos de informática é uma atitude bastante prejudicial à produtividade.
Por essa razão, existe a manutenção preventiva de TI, para evitar gastos desnecessários e desperdício de tempo com problemas que poderiam ter sido solucionados antes de virem à tona — ou antes mesmo de se tornarem problemas.
Você está em dúvida sobre implantar métodos preventivos na sua gestão de hardware? Então, confira os principais benefícios da manutenção de redes!
Economia financeira
Os procedimentos preventivos são mais econômicos do que os corretivos — aqueles voltados ao reparo de falhas e defeitos já detectados. Afinal, eles têm como objetivo prevenir, ao máximo, possíveis danos aos equipamentos, prejudiciais em termos de hardware e software.
A substituição de peças eletrônicas pode pesar no bolso do gestor. E, muitas vezes, esses transtornos ocorrem devido à ausência de uma prevenção adequada. Portanto, antecipe-se: a manutenção periódica minimizará gastos com medidas paliativas e resolutivas.
Otimização da segurança
Os dados corporativos são propriedades de extrema importância para qualquer negócio, principalmente em organizações de médio e grande porte. Então, é fundamental preservar essas informações investindo na estabilidade e na segurança da infraestrutura de TI.
Os métodos preventivos, além de protegerem os sistemas contra a invasão de vírus e programas maliciosos, reduzem, consideravelmente, as chances de perda de dados. A realização de backups regulares e a atualização de softwares, por exemplo, são procedimentos fundamentais no check-up periódico das máquinas.
Melhoria na performance dos equipamentos
A manutenção preventiva verifica o funcionamento de todos os componentes utilizados nos computadores e demais aparelhos conectados à rede. Processadores, memórias, discos rígidos, fontes de alimentação, coolers e outras peças eletrônicas têm seu desempenho avaliado e recebem tratamento específico.
De tempos em tempos também é necessário higienizar a superfície e a parte interna desses elementos. O acúmulo de poeira pode obstruir orifícios e dificultar o correto funcionamento dos itens de hardware. Portanto, além de evitar danos mais graves, a manutenção adequada proporcionará uma melhoria na performance dos dispositivos.
Aumento na vida útil das máquinas
Dar a devida atenção à infraestrutura de TI, além de todos os benefícios já citados, também contribui para prolongar a vida útil dos equipamentos. Afinal, mesmo que as máquinas sejam de altíssima qualidade e durabilidade, elas não poderão ser conservadas para sempre — ou se tornarão obsoletas.
Dispor de uma assistência especializada também é fundamental para ter a correta orientação quanto à hora de trocar os aparelhos eletrônicos. Mas, esteja atento: só entregue o aporte tecnológico da sua empresa nas mãos de especialistas. Eles estarão aptos para executar o serviço e poderão informá-lo sobre tendências de TI e conectividade.
Essas foram algumas vantagens da realização periódica da manutenção de redes. Se você quer evitar falhas e problemas estruturais, investir nos métodos preventivos é o caminho mais eficiente e econômico. Evite dores de cabeça e aproveite plenamente as facilidades tecnológicas. Coloque a TI a favor do seu negócio!

Fechar Menu
Fale conosco
Enviar via WhatsApp